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Marketing Digital e Divulgação em Mídias Sociais

O marketing nas redes sociais tem sido um dos segmentos que mais cresce em todo o mundo. Esse é um caminho sem volta e as empresas precisam se adaptar a esse cenário.

O desenvolvimento do marketing digital nas mídias sociais proporcionou um novo canal de contato com o consumidor moderno, amentando consideravelmente o número de empresas que buscam nas mídias sociais um novo veículo para impulsionar e estabelecer a sua marca divulgando seus produtos e serviços.

Essas tendências trazem com ela novos desafios já que o marketing em redes sociais difere totalmente das outras formas de marketing online. A divulgação em mídias sociais obedece a uma mecânica própria, estruturada e quando bem aplicada a diferença de resultados é gritante. Sendo essencial que as empresas se conscientizem dessa diferença e se adaptem a essa nova realidade.

Como funciona o marketing digital nas redes sociais

O marketing nas mídias sociais é a estratégia utilizada nas principais redes sociais como ferramentas de promoção de uma marca, divulgação de produtos ou serviços. Certamente podemos utilizar estes canais para diversas outras ações, como a criação de um canal de atendimento ao cliente.

Nas campanhas de marketing em redes sociais, os profissionais de marketing digital podem utilizar diversas midias como Facebook, Instagram, Twitter, Google+ e outras, dependendo do caso e segmento de atuação da empresa.

Devemos lembrar que a profissionalização desses serviços, como o marketing de display pode fazer toda a diferença, mantendo uma relação harmoniosa com seus clientes, caso contrário os seus perfis podem se tornar um simples mural de promoções, sem interatividade e mensagem dirigida.

Outra forma de trabalho é o social media marketing, ou marketing de relacionamento. Nesta forma o objetivo principal é criar um ponto de contato com seus clientes em potencial, para sómente depois introduzir a mensagem publicitária.

É bom investir em marketing nas mídias sociais?

Sim, com certeza. Eu gosto de afirmar que qualquer forma de investimento em marketing é válida, principalmente as de baixo custo. Por este mesmo motivo, devemos balancear custos e medir o retorno de curto e longo prazo. Vamos supor que a sua empresa faça uma campanha de e-mail marketing e tenha mais retorno que a sua página do Facebook, então isso significa que deve parar de investir no Facebook e investir somente em e-mail marketing? Não... Isto apenas significa que você deve investir mais em e-mail marketing, ou mudar sua estratégia, como utilizar o e-mail marketing para divulgar a sua página do Facebook.

Devemos salientar que uma estratégia de marketing nas redes sociais pode exigir um prazo de maturação e por este motivo é considerada uma ação de médio a longo prazo, já que relacionamentos não são criados da noite para o dia. Por isso, é necessário ter um planejamento detalhado da estratégia a ser adotada e estar preparado, lembrando que produção de conteúdo relevante e interação são quesitos essenciais nesta área.